Existem cinco factores que têm impacto significativo no processo criativo e são vistos como os blocos de construção da operação do The iideasLab:

Motivação

Os pesquisadores explicam que a motivação intrínseca empurra os indivíduos criativos para ir além das soluções mundanas e produzir algo novo e diferente. Mais interessados na área problemática que os indivíduos estão, é mais provável que eles sigam a rota exploratória ao resolver problemas relacionados a essa área. Qualquer coisa que leve o solucionador de problemas a se envolver profundamente em focar ou pensar em uma tarefa aumentará sua capacidade criativa.

Ambiente

Para expressar o máximo de sua criatividade, um indivíduo precisa de liberdade para experimentar e fracassar, a fim de correr os riscos necessários para buscar novas idéias. As restrições impedem consistentemente a criatividade e diminuem a motivação para a tarefa. Qualquer percepção de controle externo (por exemplo, recompensas, pressão de tempo, vigilância, avaliação e até mesmo a expectativa de avaliação) sobre aqueles que estão realizando as tarefas tem influência negativa na motivação intrínseca. O espaço de trabalho virtual e físico, como parte do ambiente, também afeta a criatividade. Móveis escolares padronizados, como carteiras e cadeiras de madeira, paredes brancas e quadros pretos, estão longe de ser circundantes, o que pode ajudar a despertar a criatividade dos alunos.

Conhecimento e habilidades de domínio

Pesquisas em vários domínios convergiram para a conclusão de que a solução de problemas de alto nível é baseada em conhecimento detalhado e altamente estruturado, ou experiência, dentro do domínio. O pensamento criativo requer um domínio de habilidades e conhecimentos dentro da própria área. É preciso estar bem fundamentado em matemática, ciências e em um campo técnico específico para ser capaz de resolver problemas de engenharia de maneira criativa. A criatividade depende do conhecimento, mas vai além da inteligência humana.

Abertura para outros domínios

Uma abertura para novas idéias e informações e uma vontade de ser influenciado por fontes externas traz a capacidade de conectar elementos remotos (mas existentes) e produzir links criativos. A capacidade de colocar as peças de LEGO de forma diferente, de conectar de maneira nova e original coisas e tecnologias já existentes para resolver problemas não resolvidos é vista como uma das principais características da criatividade. A abertura para outros domínios ajuda na prática do pensamento lateral porque a busca por novas idéias freqüentemente requer uma mudança no processo de pensamento e a aplicação do que é conhecido em um domínio para um novo problema no outro domínio. É necessário um conhecimento sólido em um campo específico, mas grandes resultados só podem ser esperados se as pessoas também forem capazes de fazer conexões entre itens que normalmente não parecem estar conectados.

Problemas em aberto nas atribuições

Embora o conhecimento seja essencial para a solução inovadora, a exposição a um problema é geralmente considerada como o iniciador do processo criativo de solução de problemas. Sem problemas, não há necessidade de ser criativo. Os problemas em aberto e o mais próximo possível dos problemas da vida real são ideais para forçar os alunos a explorar novas abordagens ou aplicações. Esses tipos de problemas proporcionam uma experiência de aprendizagem muito próxima da realidade, oferecendo aos alunos situações bastante semelhantes às experiências de um engenheiro em seus trabalhos cotidianos. Sugere-se que sejam dados aos alunos problemas para os quais o professor não conhece solução.