O The iideasLab pode ser descrito como uma situação ganha-ganha-ganha, pois oferece benefícios a todas as partes envolvidas – empresas, estudantes e universidades.

Benefícios para estudantes

Através do The iideasLab os estudantes/alunos adquirem as competências adequadas para entrar no mercado de trabalho ou para criar o seu próprio negócio. As start-ups ou pesquisas criadas através do projecto afetarão diretamente o emprego, especialmente se os novos jovens empresários contratarem outros estudantes. Os alunos irão praticar sua criatividade, aprender a trabalhar em equipe e usar seu conhecimento e iniciativa. Em projetos de inovação aberta e empreendedorismo, os alunos desenvolvem suas habilidades cognitivas, emocionais e operacionais específicas. Eles adquirem a experiência da colaboração com pessoas desconhecidas, que possuem formação técnica diferente e, às vezes, interesses diferentes, o que é um ambiente real de negócios que os espera depois dos estudos. Diante de problemas operacionais que surgem na organização do trabalho com membros da equipe, que possuem diferentes obrigações e horários na universidade, e muitas vezes residem em cidades diferentes, os alunos tornam-se capazes de reconhecer as habilidades e necessidades dos membros de sua equipe, criando um ambiente que valoriza a diversidade, adaptar seu próprio comportamento, e até organizar comunidade virtual. Todas essas actividades permitirão que os estudantes aumentem sua empregabilidade. Além disso, os estudantes passam a se ver como inovadores, que vêm em conjunto com sua equipe para a solução de determinados problemas, esforçando-se para chamar a atenção de jurados avaliadores e de outros alunos.

Benefícios para universidades

Como intermediárias na colaboração entre empresas e estudantes, as universidades obtêm uma série de benefícios. Três, os mais importantes são:

  • Experiência educacional e de aprendizagem enriquecida para seus estudantes
  • Tornar-se um dos principais interessados no ecossistema empreendedor
  • Reforço do relacionamento com a indústria.


Além disso, as universidades podem explorar mais facilmente talentos inexplorados de seus estudantes e oferecer-lhes estágios de pesquisa ou mantê-los como jovens pesquisadores. Além disso, acadêmicos e funcionários da universidade actualizarão os existentes e desenvolverão novos conhecimentos e habilidades e se tornarão capazes de apoiar e orientar ideias inovadoras.

Benefícios para empresas

Em busca de soluções inovadoras, é mais eficaz envolver um grupo diversificado de pessoas fora da empresa, ou da disciplina. Portanto, as empresas que buscam soluções procuram colaboradores com experiências diferentes. Mesmo assim, é muito difícil encontrá-los, já que vêm de diferentes áreas da sociedade, eles realmente existem em um só lugar – a universidade. Existem alunos que são jovens, criativos e geralmente bastante motivados para mostrar o que podem e aprender com a própria experiência. Colaborando com os estudantes, as empresas abrem caminho para o envolvimento de recursos novos e relevantes, podem fazer negócios com base em novas ideias e, assim, melhorar as suas taxas de sucesso. Eles obtêm acesso a conhecimento imparcial e percepções sobre oportunidades que estão além de seu campo de visão imediato. Envolver os alunos como co-criadores na inovação produz ideias que são mais criativas, mais valorizadas pelos clientes e mais facilmente implementadas. Esse tipo de colaboração aumenta a velocidade de entrada no mercado, diminui custos, melhora a qualidade do produto e reduz os riscos nos processos de inovação, mas, ao mesmo tempo, exige novas habilidades de gestão, diferentes estilos de gestão e confidencialidade das informações.